A Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) se tornou, com seus quase 4 milhões de habitantes, a maior do Norte-Nordeste do Brasil em população, segundo dados do Censo Demográfico de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O mercado imobiliário se beneficiou desse resultado e direcionou boa parte dos investimentos para fora da Capital, principalmente para cidades como Aquiraz e Caucaia.
Sem a capital cearense, os municípios da RMF têm uma população de aproximadamente 1,5 milhão de habitantes e foram fundamentais para os resultados divulgados no levantamento feito pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará (Sinduscon-CE) em parceria com a Brain Inteligência Estratégica referentes a 2023.
Dos 98 novos empreendimentos imobiliários lançados na Região Metropolitana no ano passado, 62 ficam em cinco cidades da Grande Fortaleza: Aquiraz, Caucaia, Eusébio, Itaitinga e Maracanaú. Os demais 36 ficam localizados na capital cearense.
De todas as seis cidades analisadas, somente Fortaleza perdeu população, seguindo uma tendência observada em outras grandes metrópoles do Brasil, como Recife, Rio de Janeiro e Salvador.
Na ponta oposta da capital cearense, Itaitinga foi o município do Ceará com o maior crescimento percentual do Estado no número de habitantes, mais de 80% no comparativo com o último Censo realizado, em 2010.